O ano começou com algumas novidades na lista dos carros mais baratos do Brasil. A começar pela primeira colocação. o Chery QQ manteve o posto, mas ficou mais caro, e agora parte de R$ 27.290.
Chery QQ e Renault Kwid continuam como os únicos abaixo de R$ 30 mil. Volkswagen Gol e Hyundai HB20 entram para o grupo dos mais em conta.
O ano começou com algumas novidades na lista dos carros mais baratos do Brasil. A começar pela primeira colocação. o Chery QQ manteve o posto, mas ficou mais caro, e agora parte de R$ 27.290.O Renault Kwid, que tenta trazer de volta o conceito de carro popular, sofreu reajustes nas versões mais caras, mas segue firme abaixo dos R$ 30 mil na configuração de entrada.
Além deles, o ranking tem novas caras. Com a troca de gerações do Kia Picanto, o modelo deixou a lista. Já a Nissan deixou de oferecer o March na versão Conforto, até então a mais barata.
Com isso, a lista já bate os R$ 44 mil nos modelos "menos baratos". Veja abaixo:
Chery QQ Smile
Preço: R$ 27.290
Motor: 3 cilindros, 1.0, 75 cv
Principais itens de série: vidros elétricos, rádio com entrada USB e computador de bordo
O subcompacto produzido em Jacareí (SP) sofreu um reajuste, mas segue como o carro novo mais barato do país. Para ter o modelo, o cliente terá que abrir mão de itens de conforto, como direção hidráulica e ar-condicionado.
Preço: R$ 29.990
Motor: 3 cilindros, 1.0, 70 cv
Principais itens de série: airbags laterais, fixação Isofix, desembaçador traseiro
O Kwid já sofreu reajustes em suas versões intermediária e topo de linhas. Mas a Life, a mais básica, segue firme abaixo dos R$ 30 mil.
Por esse valor, ela é "espartana". Não oferece sequer, assistência na direção, vidros ou travas elétricos.
Para ter itens como ar-condicionado e direção elétrica, o cliente terá que escolher a versão intermediária, Zen. Ela sai por R$ 36.490 - valor que ainda manteria o Kwid entre os 10 mais baratos.
Para ter itens como ar-condicionado e direção elétrica, o cliente terá que escolher a versão intermediária, Zen. Ela sai por R$ 36.490 - valor que ainda manteria o Kwid entre os 10 mais baratos.
Fiat Mobi Easy
Preço: R$ 34.690
Motor: 4 cilindros, 1.0, 75 cv
Principais itens de série: calotas, "brake light", apoios de cabeça traseiros, banco traseiro bipartido e tampa do porta-malas de vidro
O Mobi conseguiu se firmar no mercado brasileiro como o carro de entrada da Fiat. Para ter um modelo abaixo de R$ 35 mil, o cliente precisa de concessões. Seu motor é o velho 1.0 Fire. Para ter o novo 1.0 de 3 cilindros, Firefly, só é oferecido atualmente na intermediária Drive, de R$ 42.590.
Além disso, essa opção mais barata do hatch sofre com a curta lista de itens de série: não tem ar-condicionado ou direção hidráulica nem como itens opcionais.
Volkswagen Take Up!
Motor: 3 cilindros, 1.0, 82
Principais itens de série: calotas, banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, limpador e desembaçador traseiro, apoios de cabeça traseiros, suporte para celular e fixação Isofix
Quase R$ 39 mil e nada de ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos. A versão básica do Up! deve bastante em termos de equipamentos. Ao menos compensa com alguns itens de segurança, caso da fixação Isofix.
Seu motor de 82 cv ainda é uma das referências em desempenho nesta categoria.
Chery Celer Sedan
Preço: R$ 41.490
Motor: 4 cilindros, 1.5, 113 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e rádio
Caso cusioso, onde o sedã é mais barato do que o hatch. O modelo possui porta-malas maior (450 litros, contra 380 l do hatch) em sua versão de entrada.
É o primeiro veículo da lista com motor acima de 1 litro, e tem uma lista de equipamentos razoável. Ainda assim, é bem mais barato do que qualquer sedã compactos com motor 1.0.
Chery Celer hatch
Preço: R$ 42.490
Motor: 4 cilindros, 1.5, 113 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio.
O hatch compacto custa mais do que o sedã porque vem mais bem equipado.
Sua aposta é oferecer motor acima de 1.0, bom espaço interno e lista de equipamentos completa para agradar.
De quebra, custa menos do que rivais com motor "mil", como os modelos abaixo.
Chevrolet Onix Joy
Motor: 4 cilindros, 1.0, 80 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.
A versão Joy não traz a "vestimenta" moderna dos demais Onix, além de um acabamento mais simples. Até por isso, seu preço é bem mais baixo do que os R$ 47.590 do Onix LT.
Seu motor é 1.0, com um bom câmbio manual de 6 marchas. A lista de equipamentos oferece o essencial, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.
Hyundai HB20 Comfort
Preço: R$ 43.660
Motor: 4 cilindros, 1.0, 80 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, fixação Isofix, rádio com conexão Bluetooth
É a primeira vez que o HB20 figura na lista. O modelo, em sua versão de entrada, já tem equipamentos interessantes, como ar-condicionado, direção hidráulica, rádio e fixação Isofix.
Tem como um dos trunfos um câmbio com engates precisos e motor competente, além de um visual ainda moderno.
Volkswagen Gol Trendline
Preço: R$ 43.840
Motor: 3 cilindros, 1.0, 82 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, suporte para celular e vidros e travas elétricos
Ex-campeão de vendas, o Gol é outro estreante da lista. Ele aparece em sua versão básica, Trendline. Traz os itens essenciais, como ar-condicionado e vidros e travas elétricos.
O Gol compartilha motor de 3 cilindros com o Up!. Como pesa mais, seu desempenho não é tão bom.
Curiosamente, oferece suporte para celular, mas o rádio é item opcional. Seu quadro de instrumentos também é mais simples do que o das demais versões.
Fiat Uno Drive
Preço: R$ 43.990
Motor: 3 cilindros, 1.0, 77 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, suporte para celular e vidros e travas elétricos
O último modelo da lista também é um veterano, mas com mudanças recentes, pouco mais de um ano atrás. Uma delas é o motor 1.0 de 3 cilindros. Apesar de os 77 cv não serem animadores, o desempenho é aceitável.
Por este preço, o Uno acaba sendo pressionado numa briga dentro de casa. O Mobi custa bem menos, enquanto o Argo nem é tão mais caro, e tem um projeto muito mais novo. Até por isso, o Uno deve perder espaço entre os hatches da Fiat.
Por G1, SP
PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.
COMENTÁRIOS