STF deve decidir se travestis e transexuais devem ficar em prisão feminina

O STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir se travestis e transexuais devem cumprir pena em estabelecimento prisional feminino.

"É temerária a manutenção das travestis e das transexuais em estabelecimentos prisionais masculinos”, afirma ação que ministro Luís Roberto Barroso é relator.

O STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir se travestis e transexuais devem cumprir pena em estabelecimento prisional feminino.
O STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir se travestis e transexuais devem cumprir pena em estabelecimento prisional feminino. A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) protocolou nesta nesta segunda-feira (25) uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) com o pedido, que ainda não tem data para ir a plenário.

De acordo com o documento, condições inadequadas no sistema carcerário são um ato do poder público capaz de provocar a lesão e descumprem os princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana contida, proibição ao tratamento degradante ou desumano contido e o direito à saúde. "É temerária a manutenção das travestis e das transexuais em estabelecimentos prisionais masculinos", diz a petição inicial.

A associação cita a resolução conjunta Presidência da República e Conselho Nacional de Combate à Discriminação nº. 1, de 15 de abril de 2014. De acordo com a norma, deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos às travestis e aos gays privados de liberdade em unidades prisionais masculinas, "considerando a sua segurança e especial vulnerabilidade".
Às mulheres transexuais deverá ser garantido tratamento isonômico ao das demais mulheres em privação de liberdade.

Já as pessoas transexuais masculinas e femininas devem ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas, de acordo com a resolução. 
"Às mulheres transexuais deverá ser garantido tratamento isonômico ao das demais mulheres em privação de liberdade", diz o texto.

O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso. Em fevereiro, ele determinou a transferência de duas travestis presas em Presidente Prudente (SP) para outra unidade prisional, que fosse compatível com as suas identidades de gênero.

Na decisão, o magistrado afirmou que a penitenciária em que elas estavam alocadas, "não lhes preserva, por inteiro, a dignidade inerente às suas identidades de gênero". No processo, uma travesti relatou que compartilhava cela com mais de 31 homens, cuja cela tinha capacidade de comportar 12 pessoas, "sofrendo todo o tipo de influências psicológicas e corporais".

Há, contudo, decisões judiciais no outro sentido. Em maio, por exemplo, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal negou pedido similar. Ela afirmou que diferenças biológicas entre transexuais que não passaram por cirurgia de redesignação e travestis poderiam gerar riscos como brigas e estupros, na convivência com mulheres cis em penitenciárias.
A probabilidade de haver superioridade física das mulheres trans em relação às mulheres cis é maior ainda, de forma que estas se tornariam alvos frágeis.

"Sopesando todas as informações relativas às diferenças físicas e a falta de privacidade aliadas ao fator confinamento, não é preciso muito esforço intelectual para facilmente concluir que a probabilidade de ocorrerem brigas ou desentendimentos é grande, comum aos ambientes em que há aglomeração de pessoas, especialmente em privação de liberdade, assim como a probabilidade de haver superioridade física das mulheres trans em relação às mulheres cis é maior ainda, de forma que estas se tornariam alvos frágeis", escreveu a juíza.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 9576/2018, por sua vez, altera a Lei de Execução Penal para criar espaços de vivência específicos para travestis e transexuais em estabelecimentos penais. O texto aguarda para ser votado na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

"Entre os que sofrem essas indesculpáveis violências estão travestis e transexuais que, por sua própria condição inerente, são vítimas preferenciais de toda a sorte de abusos e violações de direitos individuais quando submetidos ao cruel sistema prisional brasileiro", afirma o autor da proposta, deputado Jean Wyllys (PSol-RJ), na justificativa.
Por Marcella Fernandes

PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Achados e perdidos,1,Amapá,1,Automotivas,1,Brasil,80,Colunista,1,Concursos,147,Cotidiano,335,Cruzeiro do Sul,3,Curiosidade,5,Cursos,3,Denuncia,1,Dicas e Tutoriais,127,Diversão,12,Economia,25,Educação,29,Emprego,17,Esporte,13,Eventos,16,Famosos,26,Filmes,2,Games,1,Licença Ambiental,3,Mundo,14,Nacional,1,NEGOCIOS,21,NEPATRI,1,Patrocinados,11,PCC,1,Polícia Civil,4,Polícia Penal,1,Policial,801,Política,216,Ponto RH,1,Portal do Juruá,1102,Previsão do Tempo,1,Promoção,2,Religião,2,Rio Branco,1,Saúde,36,Saúde e Bem Estar,98,Segurança Pública,27,Serviços,2,SEXO,3,Tecnologia,18,Turismo,1,Últimas Notícias,106,Utilidade pública,5,
ltr
item
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;: STF deve decidir se travestis e transexuais devem ficar em prisão feminina
STF deve decidir se travestis e transexuais devem ficar em prisão feminina
O STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir se travestis e transexuais devem cumprir pena em estabelecimento prisional feminino.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbJrhnvTzSKTddkd_ld2UELR_oU8SgO9-4p9cxB_iFDOnCN4b5atYd9QzT_7dQfQJIU2yhVKDh0n0MiEL3eRIkTzo56e6P8IhSzPsR8YsrrAixOsqlQiQCk8Y9kOJULn6rbq_V5M2JI6k/s640/STF+deve+decidir+se+travestis+e+transexuais+devem+ficar+em+pris%25C3%25A3o+feminina.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbJrhnvTzSKTddkd_ld2UELR_oU8SgO9-4p9cxB_iFDOnCN4b5atYd9QzT_7dQfQJIU2yhVKDh0n0MiEL3eRIkTzo56e6P8IhSzPsR8YsrrAixOsqlQiQCk8Y9kOJULn6rbq_V5M2JI6k/s72-c/STF+deve+decidir+se+travestis+e+transexuais+devem+ficar+em+pris%25C3%25A3o+feminina.jpg
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;
https://www.portaldojurua.com.br/2018/07/stf-deve-decidir-se-travestis-e.html
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/2018/07/stf-deve-decidir-se-travestis-e.html
true
9023869312668953902
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post VER TUDO Leia mais Resposta Caancelar resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Categoria ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhum resultado após o seu pedido Voltar para Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar